Notificação de eventos adversos e queixas técnicas

Notifique problemas à Anvisa!

Notificar é comunicar a ocorrência de eventos, problemas ou situações associadas aos produtos e serviços. A sua notificação ajuda a identificar riscos desconhecidos para os produtos autorizados e auxilia os entes do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária a tomar medidas de proteção e promoção à sua saúde.

O que notificar?
Eventos adversos e queixas técnicas envolvendo produtos para a saúde (equipamentos, materiais, artigos médico-hospitalares, implantes e produtos para diagnóstico), medicamentos, vacinas, cosméticos, saneantes, transfusão ou doação de sangue, alimentos industrializados, e outros produtos/serviços sujeitos ao controle sanitário.

O que são Queixas técnicas?
São suspeitas de alterações em produtos ou irregularidades de empresas.
Exemplos: produtos sem registro, falsificados, alterações na consistência do produto, rótulo descolando, presença de corpo estranho, defeito na tampa.

O que são Eventos adversos?
São suspeitas de problemas durante o tratamento com um medicamento ou vacina ou qualquer efeito não desejado, em humanos, decorrente do uso de produtos para a saúde, como equipamento ou artigo médico hospitalar, cosméticos, saneantes, alimentos industrializados ou outros produtos sujeitos ao controle sanitário
Exemplos: reações adversas, ausência ou redução do efeito, erros de medicação, interações entre medicamentos diferentes e uso com finalidade diferente do indicado na bula (off label), problemas digestivos, alérgicos, cardiovasculares, renais, hepáticos, entre outros.

Quem pode notificar?
Profissionais de saúde, consumidores, pacientes e detentores de registro, podem voluntariamente relatar os eventos adversos observados ou suspeitos e queixas técnicas sobre produtos relacionados à vigilância sanitária.

Como notificar?

A notificação de eventos adversos e queixas técnicas pode ser realizada através dos canais disponibilizados pela Anvisa e pela VISA local, de acordo com a categoria do produto e/ou serviço (medicamentos, vacinas, produtos para saúde, alimentos, cosméticos, sangue e hemoderivados, assistência a saúde) e de acordo com o notificante (cidadão seja ele paciente ou consumidor, profissional de saúde, detentor de registro).

A notificação de eventos adversos e de queixas técnicas pelos profissionais de saúde e detentores do registro é feita pelo Notivisa, disponível no portal da Anvisa. Para tanto, basta preencher um cadastro e inserir as informações detalhadas sobre o caso (clique aqui).

As notificações específicas de eventos adversos ao uso de medicamentos e vacinas devem ser realizadas por meio do VigiMed, tanto pelos profissionais de saúde, quanto pelos cidadãos.

Já os cidadãos podem registrar relatos sobre reações adversas de produtos de higiene, perfumes, cosméticos, saneantes e alimentos por meio de um formulário específico, (Anvisa). Para notificar/registrar as queixas técnicas de produtos sujeitos ao controle sanitário o cidadão deverá fazê-lo através dos canais de denúncia disponibilizados pela VISA local

Para o preenchimento, é importante ter em mãos os dados disponíveis no rótulo do produto.

Acesse aqui informações detalhadas sobre as notificações em Vigilância Sanitária. 

 

 

ATENÇÃO PROFISSIONAIS DE SAÚDE E SETOR REGULADO!

Clique aqui para Notificação de queixas técnicas e eventos adversos de medicamentos e vacinas, cosméticos, saneantes, produtos para saúde, transfusão ou doação de sanque, etc

Clique aqui para Notificação de evento adverso de medicamentos e vacinas

 

 

ATENÇÃO CIDADÃO!


Clique aqui para Notificação de ocorrências indesejáveis durante a utilização de produtos de higiene, perfumes, cosméticos, saneantes e alimentos

Clique aqui Notificação de queixas técnicas de produtos sujeitos ao controle sanitário local 

Fonte: Anvisa

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